data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Casa Treze fica na Rua Riachuelo, 364, no Bairro Centro
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Atenção Especializada (SAE) Casa Treze de Maio, em parceria com a Política do HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais do município, disponibilizam desde o dia 1º de julho, o autoteste de HIV. A ação é inédita em Santa Maria e já dispõem de 100 kits, que incluem uma lanceta, uma pipeta, um adesivo e um manual, cada.
Com 2,3 mil pessoas que vivem e tratam HIV, desafio é a prevenção e fim do preconceito
O autoteste de HIV propõe a privacidade do usuário, sendo mais um recurso na chamada Prevenção Combinada ao HIV/Aids, que inclui os preservativos, as testagens convencionais e rápidas, o tratamento como a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), entre outras.
- O autoteste chega como uma estratégia de melhor acesso à testagem de HIV. Em caso de resultado positivo, é preciso deixar claro que não é um diagnóstico final, mas, sim, uma triagem. Após, é necessário procurar o serviço para acolhimento, diagnóstico, orientações e posterior tratamento. É importante salientar que o teste não irá positivar logo após a exposição. No teste, o vírus será detectado cerca de um mês após o contágio. Caso considerar a exposição de risco para o HIV, existe a possibilidade de procura pela profilaxia pós exposição (PEP), em até 72 horas, que é encontrada no Pronto-Atendimento (PA) do Patronato, Pronto-Atendimento da Tancredo Neves e Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) - explica Julia Bresolin, enfermeira da Casa Treze.
Os autotestes podem ser retirados gratuitamente na sede da Casa Treze de Maio, na Rua Riachuelo, 364, Bairro Centro, às segundas-feiras, das 13h às 15h, e às sextas-feiras, das 8h às 10h30min e das 13h às 15h30min. Mais informações pelo telefone (55) 3921-1263, pela página do Facebook da Casa Treze ou pelo e-mail casatreze364@gmail.com.
(Com informações da Superintendência de Comunicação da prefeitura de Santa Maria)